Website em Manutenção

O website encontra-se em manutenção de momento.
Pedimos a vossa compreenção e prometemos ser breves.

Como remover uma mancha difícil?

2020-08-25


Muitas vezes nos questionam sobre como retirar manchas difíceis.
Não existe uma única resposta, mas tantas respostas, quantos os tipos de sujidade que compõem as manchas.




Em primeiro lugar, é essencial identificar que tipo de sujidade temos presente, depois, o tipo de superfície em que a mesma se encontra e da qual deve ser removida.
Basicamente, podemos agrupar os tipos de sujidade em quatro grandes grupos, segundo o modo de a remover. A sujidade solúvel em água, em detergentes alcalinos, em solventes, e em detergentes ácidos.
São facilmente diluídas em água, por um processo de diluição - aplicanda água várias vezes - e sem adição de detergentes, as sujidades originadas por urina, fezes, sangue e alguns tipos de alimentos. Já as gorduras ou proteínas, são removidas com a utilização de um detergente alcalino. Estão neste grupo a maioria dos alimentos e outros resíduos orgânicos que não sejam possíveis de remover só com água.

Os óleos minerais, as ceras e o batom, por exemplo, só são removidos através do uso de solventes. Se se tratar de manchas de café, chá, vinho ou sumos de fruta, deverá ser utilizado um detergente com poder oxidante, nomeadamente oxigénio activo. Caso se trate de ferrugem ou calcário, então necessitamos de um detergente ácido.

Não menos importante que o tipo de sujidade, é identificar o tipo de superfície a limpar. Se um pavimento de pedra, mosaico, tijoleira, grés ou vinil, não oferece especial complexidade, pois tolera bem a grande maioria dos detergentes, sejam eles ácidos ou alcalinos, outros há que são mais sensíveis e necessitam outros cuidados.

Nos elevadores por exemplo, embora sejam normalmente compostos pelo extremamente resistente aço inoxidável, não devemos utilizar produtos muito alcalinos ou clorados, pois podem provocar manchas ou escurecimento da superficie. Deve ser utilizado um detergente de base solvente, como o Tergi Inox. Este produto, remove as manchas, dedadas e outras marcas, deixando uma pelicula protectora brilhante que impede que a superfície se suje rapidamente.

Também as marcas de borracha nos pavimentos – nos pavilhões desportivos as marcas de calçado de borracha e nas garagens as marcas de pneus – devem ser removidos com um detergente solvente, neste caso o Microsolv.

Nos pavimentos, encontramos quase todo o tipo de sujidade, embora a mais frequente seja a orgânica – resíduos da mais variada proveniência como, gorduras, óleos, excrementos, etc. – embora se encontrem por vezes, manchas de salitre ou de óxidos, nomeadamente ferrugem. No primeiro caso devemos utilizar um produto alcalino, como o Emerald, extremamente eficaz na remoção de resíduos orgânicos e a maioria das gorduras. No caso de estarmos em presença de manchas de salitre ou óxidos, deve utilizar-se o Decalc, ou em casos mais difíceis o Acid Power.

Na presença de superfícies em madeira ou linóleo, não devem ser utilizados detergentes alcalinos ou ácidos, pois podem danificar as superfícies. No caso do linóleo é mesmo desaconselhado o uso de detergentes, com excepção dos detergentes neutros, como o Flower ou o Reflesh.
Na limpeza de superfícies de madeira, como portas, armários ou paredes forradas, deve utilizar-se um produto de base solvente, com ceras e silicone, tal como o Pronto Móveis. Este produto, deve ser sempre aplicado no pano e não na superfície, para não deixar aureola na madeira. No caso de pavimentos de madeira, deve utilizar-se um detergente neutro, como o Pronto Madeiras ou o Reflesh.

No caso de revestimentos têxteis, como estofos, carpetes, alcatifas, etc. é aconselhável o uso de detergentes neutros especificos para têxteis, como o Ini-Mok e o Dry-Mok. Nestas superfícies, também podemos actuar directamente sobre as manchas, utilizando produtos prontos a usar. Conforme as manchas sejam gordurosas - óleos vegetais, óleos animais, óleos minerais, maquilhagem e nódoas enzimáticas, como chocolate, ovo, leite ou sangue – recomendamos o Stain Wash Power, ou se estivermos em presença de manchas oxidáveis, como vinho, frutas, sumo de fruta, café, chá, etc., deve ser utilizado o Stain Wash Oxy que atua em profundidade nas fibras, removendo as nódoas mais difíceis.

A nossa equipa especializada encontra-se disponível para o ajudar com esta ou qualquer outra questão relacionada com produtos de limpeza.
Entre em contacto connosco.


 

Voltar

Partilhe nas redes sociais: