Website em Manutenção

O website encontra-se em manutenção de momento.
Pedimos a vossa compreenção e prometemos ser breves.

Coronavírus: 5 formas simples de evitar a transmissão

2020-02-10


Em Dezembro de 2019, o Escritório Regional da OMS da China foi informado de um número elevado de infecções, de causa desconhecida, que causavam sintomas muito parecidos com os de uma pneumonia.

Já no início deste ano foi identificado um novo coronavírus - temporariamente denominado 2019-nCoV - como tendo sido o vírus causador, inclusive de alguns casos fatais.

Ainda com pouca informação disponível sobre os modos de infecção deste vírus, já detectado em mais de 25 países como Espanha, França, Alemanha, EUA, Tailândia, Japão e Austrália, deixamos 5 formas simples e para usar no dia-a-dia que o podem ajudar a evitar uma transmissão.



Detectado na cidade de Wuhan, na China, este vírus pertencente à família Coronaviridae pode provocar doenças que vão desde a constipação comum a doenças mais graves e que limitam a capacidade respiratória.

Os primeiros sintomas da infecção podem ocorrer 2 a 14 dias após a exposição ao vírus. E, não tendo antes sido identificado em humanos, os primeiros resultados indicam que esta nova cepa se transmite pelo ar, através de gotículas de tosse ou espirros, contacto pessoal próximo, como tocar ou apertar as mãos, tocar num local infectado pelo vírus e depois tocar a boca, nariz ou olhos sem lavar as mãos e, mais raramente, através de contaminação fecal.

Não existindo ainda uma vacina para proteção contra a infecção deste vírus, existem alguns cuidados que aplicados no dia-a-dia, em casa ou no local de trabalho, podem fazer a diferença para a não propagação deste vírus:

1. Desinfete as mãos
Aumente a frequência de vezes que lava as mãos, sempre que mudar de ambiente - da rua para casa, do restaurante para o escritório, etc. - e faça-o com água e sabão ou com um desinfetante para as mãos de base alcoólica.

2. Tenha atenção quando espirra ou tosse
Se não conseguir evitar tossir e espirrar perto de outras pessoas ou em espaços fechados, faça-o tapando o nariz e a boca e direcionando o ar para o cotovelo ou para um lenço de papel. Logo que possível deite o papel no lixo e lave ou desinfete as mãos.

3. Evite o contacto próximo
Qualquer pessoa com sinais de febre ou tosse deverá deslocar-se a um médico para avaliação dos sintomas. Evite o contacto próximo com estas pessoas e, caso comece a sentir-se constipado, procure um médico.

4. Proteja-se perto de animais
O novo coronavírus transmite-se através de animais vivos e, por isso, se trabalhar ou tiver contacto com animais, principalmente em áreas onde hajam casos conhecidos, evite o contato sem proteção com os mesmos e/ou com superfícies que possam estar infectadas.

5. Evite alimentos crus ou mal cozinhados
O consumo destes alimentos deve ser evitado. Para evitar a contaminação cruzada, durante a preparação de refeições, a carne crua, o leite e os órgãos dos animais devem ser manuseados com atenção e de acordo com as práticas de segurança alimentar definidas.

Se todos cumprirmos com algumas regras básicas e inseridas num programa integral e multifacetado de prevenção de infecções, a propagação de vírus como o novo coronavírus é dificultada e epidemias de larga escala são evitadas.

Se acções tão simples quanto a disponibilização de desinfetantes de mãos em escritórios e estabelecimentos de atendimento ao público pelas empresas ou o cuidado pessoal com a forma como tossimos ou espirramos pode fazer uma grande diferença na prevenção da transmissão deste vírus, então porque não levar a sério esta preocupação e aplicar rapidamente estas ações?

Procura soluções de higienização ou desinfeção para o seu negócio?
Fale connosco.

 

Voltar

Partilhe nas redes sociais: